4° BIMESTRE – UNIDADE II – TÓPICO I – BANDEIRANTES E EXPANSÃO TERRITORIAL
Pintura fictícia de Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista. 1903.
→ A expansão continental portuguesa
Mapa representando a gradual expansão territorial dos portugueses para dentro do continente americano. Observe que, no século XVI, a ocupação portuguesa do Brasil se restringia à costa.
- A União Ibérica diminuiu as tensões de fronteira entre as colônias portuguesas e espanholas. Isso facilitou a ocupação portuguesa de regiões inabitadas dentro dos limites espanhóis do Tratado de Tordesilhas.
- Com o fim da União Ibérica, era de interesse português garantir as posses e expandir suas fronteiras. Vários caminhos tornaram isso possível:
⬪ Missões e expedições jesuítas;
⬪ As expedições dos bandeirantes;
⬪ Incentivo para a colonização por parte da Coroa Portuguesa;
⬪ Expansão da pecuária;
- Para resolver essa disputa entre Espanha e Portugal, foram criados vários tratados de divisão de fronteiras (ver livro p. 234-237). No mais famoso, o Tratado de Madri, prevalecia o princípio de utis possidetis: a posse de um território é de quem efetivamente o ocupa.
⬪ Dessa forma, várias ocupações portuguesas em território espanhol passaram a fazer parte da Coroa Portuguesa.
→ As bandeiras e os bandeirantes
- A capitania de São Vicente (atual região de São Paulo) não se desenvolveu como Pernambuco na produção de açúcar. Isso fez com que seus colonos procurassem outras maneiras de obtenção de lucro.
- Além da pecuária e da agricultura, esses colonos montavam expedições para dentro do continente americano em busca de ouro, indígenas (para trabalho escravo) e das drogas do sertão. Essas expedições eram conhecidas como bandeiras, e seus integrantes eram os bandeirantes.
⬪ Drogas do sertão: as especiarias do sertão (floresta, área selvagem) do Brasil. Produtos como guaraná, salsa, urucum, cacau, baunilha, castanha-do-pará, entre outros. Elas foram o principal motivo para a colonização da região Norte do país.
⬪ As expedições em busca de indígenas para trabalho forçado eram chamadas de bandeiras de preação.
⬪ As expedições em busca de ouro eram chamadas de bandeiras de prospecção.
- Os bandeirantes também montavam expedições para a captura de escravos fugitivos e destruição de quilombos.
- Foram os bandeirantes que encontraram as primeiras minas de ouro na região de Minas Gerais, iniciando o próximo ciclo econômico da colônia: o ciclo do ouro.
→ Bandeirantes: heróis ou vilões?
Em 2021, a estátua do bandeirante Borba Gato em São Paulo foi incendiada por sua associação ao passado violento do Brasil colônia.
- Por muitos anos os bandeirantes foram considerados heróis nacionais, responsáveis pelo processo de expansão e consolidação do território brasileiro. Várias estátuas e monumentos foram erguidos em sua homenagem.
- Atualmente muitas pessoas criticam e questionam a exaltação da figura dos bandeirantes, reconhecendo seu papel como perpetuadores de uma sociedade violenta contra indígenas e africanos, escravista e desigual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário