CORREÇÃO ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA – 4° BIMESTRE
UNIDADE I
1) Explique o que era o escambo e qual era a sua relação com o ciclo do pau brasil e os indígenas. (1,0)
R: (Caderno/blog – Tópico I – o ciclo do pau Brasil) O escambo é a troca comercial sem o envolvimento de dinheiro, ou seja, a troca de uma mercadoria por outra. O escambo era como os portugueses conseguiam adquirir as toras de pau brasil, trocando-as por outros produtos com os indígenas.
2) Qual a consequência da exploração do pau brasil para o bioma da Mata Atlântica? (1,0)
R: (Caderno/blog – Tópico I – o ciclo do pau brasil) A exploração desenfreada na Mata Atlântica, tanto para a extração do pau brasil quanto para a criação de pastos, lavouras e vilas devastaram o bioma, que hoje cobre apenas 12,4% do seu território original.
3) Julgue a frase a seguir (verdadeiro ou falso) e justifique sua resposta: “As feitorias na costa do Brasil eram postos de troca fortificados, frequentemente armados com canhões e outros meios de proteção. Essas fortificações eram necessárias, principalmente, para protegê-las dos indígenas, que sempre eram muito agressivos em relação aos portugueses”. (1,0)
R: (Caderno/blog – Tópico I – o ciclo do pau brasil) Falso. Os canhões e fortificações das feitorias não serviam para a proteção contra os indígenas, mas para proteção contra outros europeus, interessados em explorar os recursos naturais que o Brasil tinha a oferecer. Os indígenas também não eram sempre agressivos em relação aos portugueses.
4) Quem eram os jesuítas? Qual era o objetivo deles na colonização do Brasil? (1,0)
R: (Caderno/blog – Tópico II – jesuítas e indígenas) Os Jesuítas eram padres integrantes de uma ordem religiosa da Igreja Católica chamada Companhia de Jesus. Seu principal objetivo na colonização do Brasil era catequizar e civilizar a população nativa.
5) Como funcionava uma missão jesuíta? (1,0)
R: (Caderno/blog – Tópico II – jesuítas e indígenas) Uma missão jesuíta era um povoado indígena administrado pelos jesuítas. Os indígenas que nelas moravam aprendiam com os jesuítas a língua, a religião e os costumes portugueses, e realizavam trabalhos agrícolas e artesanais de maneira semelhante ao que já praticavam em suas sociedades.
6) Qual era a postura dos jesuítas perante a escravização de indígenas? E a escravização de africanos? (1,0)
R: (Caderno/blog – Tópico II – jesuítas e indígenas) A maioria dos jesuítas era contra a escravização de povos nativos e fez forte oposição a todos aqueles que utilizavam mão de obra indígena escravizada. Já a escravização de africanos era mais debatida entre os jesuítas, e muitos membros da ordem achavam-na necessária.
7) Por quais motivos Portugal começa a incentivar a produção de cana de açúcar no Brasil? (1,0)
R: (Caderno/blog – Tópico III – a economia açucareira) O principal motivo do incentivo da produção de cana de açúcar foi a busca por novos caminhos de enriquecimento. Nessa época, Portugal perdia espaço para outros reinos no comércio com as Índias, e a produtividade do pau brasil estava em queda pelo esgotamento dos recursos naturais e a exploração desenfreada.
8) Após a leitura das páginas 202 e 203 de seu livro responda: O que era um engenho? Faça uma breve descrição de suas principais construções e para que serviam. (1,0)
R: (Livro didático – p. 202-203) O engenho era um complexo de estruturas dedicado ao refino da cana de açúcar em açúcar, para exportação e venda. Dentre as suas principais construções estão:
I) Casa de engenho: onde a cana de açúcar era moída e o açúcar era fabricado.
II) Casa grande: onde moravam o senhor do engenho e a sua família, assim como alguns (poucos) escravos domésticos.
III) Capela: onde eram conduzidos as cerimônias religiosas, festas e batismos dos escravizados que eram recém chegados da África.
IV) Casas de trabalhadores livres: nelas moravam os trabalhadores livres do engenho. Apesar de serem menores, ofereciam uma condição de vida melhor que morar na senzala.
V) Senzala: nela viviam os escravizados, todos dividindo o mesmo espaço. As condições eram insalubres e o conforto era mínimo.
9) Qual a relação entre a invasão holandesa ao Brasil e o declínio da economia açucareira? (1,0)
R: (Caderno/blog – Tópico III – a economia açucareira) A invasão holandesa do Brasil deu aos holandeses o acesso à mudas de cana e ao conhecimento necessário para o seu plantio de forma eficiente. Quando foram expulsos, levaram consigo esse conhecimento e o aplicaram em outras regiões (como o Caribe) que rapidamente se tornaram mais produtivas que o Brasil. Por causa dessa competição, a economia açucareira portuguesa entrou em declínio.
10) Explique o que é um quilombo e qual a sua relação com a escravidão brasileira. (1,0)
R: (Livro didático – p. 208-209) Os quilombos eram comunidades constituídas por escravos negros que resistiram ao regime escravocrata do Brasil. Esses quilombos se formaram a partir de revoltas e fugas de escravos para terras livres e geralmente isoladas.
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