TÓPICO 02 – A COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA ESPANHOLA
Pintura representando a chegada de Colombo nas Américas.
- O fim das guerras de conquista não trouxe paz para os nativos da América.
- A busca por riquezas estimulou os europeus a saquearem os templos desses povos, e a escravizarem os indígenas para uso como mão de obra.
- Para facilitar a exploração dos territórios, a coroa espanhola cria dois vice-reinos (ver livro p. 176):
- Vice-reino do Peru;
- Vice-reino da Nova Espanha;
Representação dos vice-reinos da Nova Espanha e do Peru, no início da colonização espanhola.
→ Como funcionava a administração?
- Vice-rei: governante apontado pela coroa, respondia ao Conselho das Índias.
- Audiencias: tribunais responsáveis pela aplicação de justiça.
- Cabildos: administração municipal, integrada por donos de terras e comerciantes bem sucedidos.
→ A economia das colônias espanholas:Gravura representando o morro de Potosí, uma das principais minas de prata do período colonial.
- Atividade econômica centrada na mineração (ouro, prata) e agricultura (cacau, cana-de-açúcar, café). Uso predominante de mão de obra indígena.
- Nos primeiros dois séculos da colonização, a mineração foi a atividade econômica mais importante na América espanhola. Graças ao bulionismo, a extração de metais preciosos era extremamente vantajosa para a coroa.
- Bulionismo (ou metalismo): teoria econômica que associava a riqueza de um reino à quantidade de metais preciosos que possuía.
→ O trabalho nas colônias espanholas
- Embora o trabalho de africanos escravizados tenha sido utilizado, a maioria esmagadora dos trabalhadores das colônias eram de origem indígena. Eles estavam sujeitos a dois principais regimes de trabalho: a mita e a encomienda.
- Encomienda: um proprietário de minas ou fazendas pagava à Coroa para adquirir um grupo de indígenas. Em troca de fornecer roupas, alimentos e da catequização, o proprietário explorava o trabalho desses indígenas.
- Mita: originalmente um sistema inca, alguns indígenas eram sorteados e obrigados a trabalhar em outras regiões da colônia. O trabalho durava alguns meses e o salário era extremamente baixo.
→ A organização social
Gravura representando os diferentes núcleos familiares formados pela miscigenação dos diferentes grupos da América espanhola.
- A sociedade colonial era formada por cinco grupos principais:
- Chapetones: imigrantes espanhóis, dominavam o comércio e assumiam os cargos administrativos mais importantes.
- Criollos: descendentes de imigrantes espanhóis nascidos na América. Eram grandes proprietários rurais e exploradores de minas.
- Mestizos: filhos de espanhóis e mulheres indígenas. Geralmente exerciam trabalhos ligados ao artesanato e ao pequeno comércio.
- Indígenas: constituíam grande parte da população colonial, eram usados como mão de obra nos trabalhos manuais como mineração e agricultura.
- Africanos escravizados: realizavam algumas funções manuais e domésticas nas colônias espanholas. Seu principal uso foi nas lavouras de cana-de-açúcar, fora da América continental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário