ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA – 2° BIMESTRE – UNIDADE I
Em caso de dúvidas, consulte o conteúdo no seu caderno ou no blog:
historiaprofgabriel.blogspot.com
TEXTO 01: OS MAIAS
Os maias foram uma civilização pré-colombiana que se desenvolveu na Mesoamérica a partir de, aproximadamente, 1800 a.C. O auge da civilização maia aconteceu entre 250 d.C. e 900 d.C. Nesse período, esse povo realizou um grande número de construções, e a população que habitava a região alcançou seu pico.
Os maias ficaram muito conhecidos por possuírem conhecimentos muito avançados em áreas como Astronomia e Matemática. No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante. Esses sacrifícios também tinham uma considerável importância política para esse povo.
Politicamente, organizavam-se em cidades-estado. Cada cidade correspondia a uma entidade administrativa autônoma, com seus próprios governantes. Dessa forma, não havia centralização política, o que fez com que essa civilização nunca possuísse um império com fronteiras estabelecidas. Apesar disso, existia uma área específica sob a influência da cultura maia. Os maias eram um povo sedentário, que sobrevivia, principalmente, da agricultura, e seu principal alimento era o milho.
SILVA, Daniel Neves. "Maias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/maias.htm.
TEXTO 02: OS ASTECAS
Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas. Construíram sua capital em meados do século XIV e tinham uma cultura rica, que herdou elementos de diversos povos da Mesoamérica (região da América Central que corresponde a países como México, Guatemala, El Salvador etc.), como os maias. Sua sociedade era hierarquizada e assentada em valores guerreiros.
Após conquistar os povos vizinhos, os astecas cobravam tributos (ouro, comida, escravos para sacrifícios) e submissão. No século XV, já eram a força hegemônica em sua região, com cerca de 11 milhões de habitantes espalhados pelo seu império. No topo da sociedade estava o imperador, considerado um representante dos deuses e inquestionável em sua autoridade.
Como os maias, os astecas também eram políteistas e praticavam rituais de sacrifício humano em sua religião. O pilar de sustentação da sociedade asteca era a agricultura. Nela, desenvolveram conhecimentos especializados, criando uma técnica de plantio usando ilhas artificiais (chinampas) para permitir o cultivo sobre a água.
SILVA, Daniel Neves. "Astecas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/astecas.htm.
A partir dos textos acima, responda as questões a seguir:
1) Indique pelo menos duas semelhanças entre os maias e os astecas e crie uma hipótese sobre o porquê dessas semelhanças existirem. (1,0)
2) O auge da civilização maia ocorreu entre quais séculos? (1,0)
3) Qual a origem do termo pré-colombiano? É possível dizer que esse termo é eurocêntrico? Justifique sua resposta. (1,0)
4) Indique uma diferença entre as sociedades dos maias e dos astecas. (1,0)
5) Julgue a frase a seguir (verdadeiro ou falso) e
justifique sua resposta no caderno: O principal motivo da conquista das
Américas pelos europeus foi o estado primitivo em que as sociedades americanas
se encontravam. Elas eram inferiores em todos os aspectos, sem nenhuma área do
conhecimento particularmente desenvolvida, e não ofereceram nenhum tipo de
resistência contra seus invasores. (1,0)
TEXTO 03 – OS INCAS
Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina a partir do século XV. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina. Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
Os incas construíram um império que era baseado em um sistema de governo conhecido como teocracia. Nesse sistema político, o governo sofre forte influência das crenças religiosas. No caso dos incas, o Sapa Inca (imperador) era visto como um descendente do sol e, por isso, possuía poderes irrestritos. Além da grandiosidade territorial, o Império Inca era caracterizado pela grande diversidade de povos e de culturas.
Os incas tinham conhecimentos avançados nas áreas de Arquitetura e Agricultura. Tanto suas estradas quanto as suas construções eram tão eficazes que permanecem relativamente intactas até os dias de hoje, apesar do terreno montanhoso em que foram construídas. Suas técnicas agrícolas (como as curvas de nível e os waru waru), também, são usadas pelas populações da região até os dias de hoje.
SILVA, Daniel Neves. "Incas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/incas.htm.
TEXTO 04 – OS POVOS NATIVOS DO BRASIL
Diferentemente dos casos estudados até aqui, não existiu nenhum tipo de império centralizado no território brasileiro antes da chegada dos europeus às Américas. Temos estimativas de que 4 a 5 milhões de indígenas habitavam o nosso território no século XVI agregados em uma grande variedade de tribos e povos com culturas, religiões e práticas sociais diferentes.
A maioria das tribos do território brasileiro vivia em um estilo de vida que chamamos de nômade ou semi-nômade, ou seja, não tinham moradia permanente e se deslocavam com frequência em busca de regiões com mais recursos naturais. Essas tribos sobreviviam da caça, da pesca e da agricultura familiar em pequena escala.
Várias dessas culturas sobrevivem até os dias de hoje, ainda que em situações geralmente precárias (por predação do agronegócio, principalmente). O debate acerca dos direitos desses povos ainda é um assunto relevante, inclusive no meio institucional.
A partir dos textos acima, responda as questões a seguir:
6) Faça uma comparação entre os Incas e os povos nativos do Brasil antes da colonização, destacando as principais diferenças entre eles. (1,0)
7) Observe o mapa abaixo e identifique qual povo pré-colombiano corresponde à região demarcada pelas letras A, B e C. (1,0)
8) Faça uma pesquisa em casa sobre os vestígios materiais (arquitetura, arte, etc.) dos povos estudados nessa unidade, e indique no caderno a sua representação favorita e o povo a que ela pertence. (1,0)
9) Diferencie um povo sedentário de um povo nômade. (1,0)
10) Construa, no seu caderno, uma tabela como a representada abaixo. Depois complete-a com as informações disponíveis nos textos, no caderno, e no blog: (1,0)
|
Localização |
Organização social e política |
Tradições e conhecimentos |
Maias |
|
|
|
Astecas |
|
|
|
Incas |
|
|
|
Povos indígenas do Brasil |
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário