sexta-feira, 9 de agosto de 2024

3° Bimestre - Unidade I - Correção da Atividade Avaliativa

 

CORREÇÃO ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA – 3° BIMESTRE

UNIDADE I

1) Explique o que é a venda de indulgências e a simonia. (1,0)

R: A venda de indulgências e a simonia eram práticas de vender algo sagrado em troca de dinheiro ou favores. No caso da indulgência, vendia-se o perdão pelos pecados cometidos. No caso da simonia, vendia-se qualquer tipo de bem sagrado, relíquia, cargo ou benefício da Igreja.

2) Entre quais séculos ocorre a reforma protestante? Ela começa antes ou depois do renascimento? (1,0)

R: A reforma protestante ocorre entre os séculos XVI e XVII, começando depois do renascimento (que ocorre entre os séculos XIV e XVI).

3) Após a leitura das páginas 144 e 145 do seu livro didático, explique o que era a Inquisição e quais eram alguns dos grupos que ela perseguia. (1,0)

R: A Inquisição era uma organização da Igreja Católica criada para julgar, fiscalizar e punir heresias e indivíduos que não seguiam as “regras” da Igreja. Dentre os grupos por ela perseguidos estão:

- cristãos-novos (judeus e muçulmanos recém-convertidos);

- hereges;

- homossexuais;

- ciganos;

- praticantes de “feitiçaria”, “bruxaria” ou sincretismo religioso;

4) Quais eram os pontos centrais do movimento protestante? (1,0)

R: O movimento protestante questionava a legitimidade da Igreja Católica, rejeitando sua hierarquia e suas práticas. Para os protestantes, eram essenciais a relação pessoal de cada fiel com Deus () e com a sua palavra (Bíblia). Como foi visto no caderno:

I) Somente a fé é necessária para a salvação.

II) A palavra da Bíblia está acima da autoridade da Igreja Católica.

5) Qual a relação dos jesuítas (membros da Companhia de Jesus) com a colonização europeia da América, África e Ásia? (1,0)

R: Um dos principais objetivos dos jesuítas era a expansão e difusão do catolicismo através da catequização daqueles que não conheciam a religião. Durante o início da colonização, foram principalmente os jesuítas que interagiram com os indígenas e nativos da África e da Ásia para tentar convertê-los à religião cristã.

6) Julgue a frase a seguir (verdadeiro ou falso) e justifique a sua resposta: “O absolutismo foi um momento de fortalecimento das monarquias europeias, sem o apoio de nenhuma outra classe social”. (1,0)

R: Falso. O absolutismo foi um momento de fortalecimento das monarquias europeias, mas o apoio da nobreza e da burguesia foi fundamental para o fortalecimento dos reis.

7) Cite algumas consequências da Paz de Vestfália. (1,0)

R: Algumas das consequências da Paz de Vestfália foram:

- A liberdade de cada líder para escolher a religião do seu território.

- A separação entre religião e política.

- Construção do ideal de soberania nacional.

8) Cite duas reformas realizadas pela monarquia durante o absolutismo. (1,0)

R: Escolha duas opções dentre:

- A criação de um exército permanente.

- A escolha de uma religião oficial.

- A imposição de uma única língua oficial para o território

- Padronização da moeda.

9) Qual a relação entre a Guerra dos Trinta Anos e as reformas religiosas do século XVI/XVII? (1,0)

R: As reformas religiosas do século XVI/XVII fraturaram a unidade religiosa da europa, dividindo católicos e protestantes. Essa tensão religiosa foi o motivo principal para o início da Guerra dos Trinta Anos.

10) O que é mercantilismo? Cite duas de suas características. (1,0)

R: Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas que vários Estados modernos começaram a adotar a partir do século XVI. Dentre suas características estão (escolha duas):

I) Forte intervenção do Estado na economia.

II) Protecionismo alfandegário.

III) Manutenção de uma balança comercial positiva.

IV) Metalismo/bulionismo.

V) Colonialismo.

VI) Monopólio do Estado sobre a maioria das atividades econômicas.

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