sábado, 8 de junho de 2024

2° Bimestre - Unidade I - Correção Atividade Avaliativa

1) Indique pelo menos duas semelhanças entre os maias e os astecas e crie uma hipótese sobre o porquê dessas semelhanças existirem. (1,0)

R: Ambos os povos: eram politeístas, realizaram sacrifícios humanos, tiveram uma sociedade hierarquizada, foram povos pré-colombianos, habitavam a região da Mesoamérica, foram povos sedentários.

2) O auge da civilização maia ocorreu entre quais séculos? (1,0)

R: O auge da civilização maia ocorreu entre os anos 250 d.C. e 900 d.C., portanto, entre os séculos III e IX.

3) Qual a origem do termo pré-colombiano? É possível dizer que esse termo é eurocêntrico? Justifique sua resposta. (1,0)

R: O termo pré-colombiano é utilizado para definir todas as populações que habitavam a América antes da chegada dos europeus no século XV. Tem origem no nome do explorador que supostamente descobriu as Américas, Cristóvão Colombo. É possível dizer que esse termo é eurocêntrico, pois utiliza como referência para construir a história da América a chegada de um europeu no continente.

4) Indique uma diferença entre as sociedades dos maias e dos astecas. (1,0)

R1: Uma diferença entre os maias e os astecas é que os astecas têm uma cultura guerreira e expansionista, ao contrário dos maias.

R2: Uma diferença entre os maias e os astecas é que os maias se organizavam em cidades-estado, enquanto os astecas se organizaram em um império.

5) Julgue a frase a seguir (verdadeiro ou falso) e justifique sua resposta no caderno: O principal motivo da conquista das Américas pelos europeus foi o estado primitivo em que as sociedades americanas se encontravam. Elas eram inferiores em todos os aspectos, sem nenhuma área do conhecimento particularmente desenvolvida, e não ofereceram nenhum tipo de resistência contra seus invasores. (1,0)

R: Falso. As sociedades americanas não se encontravam em um estado primitivo, nem eram inferiores em todos os aspectos, nem tinham nenhuma área do conhecimento particularmente desenvolvida, nem deixaram de resistir contra os invasores europeus.

6) Faça uma comparação entre os Incas e os povos nativos do Brasil antes da colonização, destacando as principais diferenças entre eles. (1,0)

R: Os incas eram um povo sedentário e expansionista que construiu um dos maiores impérios da América pré-colombiana. Eram exímios arquitetos e agricultores, criando monumentos e construções que sobreviveram intactos até os dias de hoje. Já os povos nativos do Brasil eram nômades e dispersos em um grande território sob uma variedade imensa de tribos, cada uma com sua cultura e conhecimentos particulares.

7) Observe o mapa ao lado e identifique qual povo pré-colombiano corresponde à região demarcada pelas letras A, B e C. (1,0)

R: Letra A = astecas; letra B = maias; letra C = incas.

8) Faça uma pesquisa em casa sobre os vestígios materiais (arquitetura, arte, etc.) dos povos estudados nessa unidade, e indique no caderno a sua representação favorita e o povo a que ela pertence. (1,0)

R: Resposta pessoal.

9) Diferencie um povo sedentário de um povo nômade. (1,0)

R: Um povo sedentário é um povo que possui uma moradia fixa, costuma viver no mesmo lugar por longos períodos, geralmente praticando a agricultura como atividade econômica principal. Já um povo nômade migra com certa frequência, em procura de lugares com maior abundância de recursos naturais. Esses povos raramente têm a agricultura como atividade econômica principal.

10) Construa, no seu caderno, uma tabela como a representada abaixo. Depois complete-a com as informações disponíveis nos textos, no caderno, e no blog: (1,0)

 

Localização

Organização social e política

Tradições e conhecimentos

Maias

Península de Yucatán, ou Mesoamérica ou América Central.

Cidades-estado, monarquia hereditária, sociedade hierarquizada.

Conhecimentos de Astronomia, Matemática e Arquitetura, religião politeísta, sacrifícios humanos.

Astecas

Vale do México, ou Mesoamérica ou América Central.

Império, monarquia hereditária, sociedade hierarquizada

Sociedade guerreira e expansionista, religião politeísta, sacrifícios humanos, técnicas agrícolas especializadas.

Incas

Cordilheira dos Andes, ou Peru, ou América do Sul.

Império, teocracia, monarquia hereditária, sociedade hierarquizada.

Conhecimentos de Arquitetura e Agricultura, religião politeísta e sacrifícios humanos.

Povos indígenas do Brasil

Brasil ou América do Sul.

Se organizavam em tribos, com lideranças locais de chefes.

Conhecimentos medicinais, de caça e pesca, religião politeísta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

4° Bimestre - Guia do Aluno

  4° BIMESTRE – GUIA DO ALUNO Caro aluno, essa postagem é um guia detalhando como será composta a sua nota durante o bimestre, o que é nec...